12 Pontos turísticos da Inglaterra

pontos turísticos da inglaterra

Sem dúvida alguma, todos nós queremos conhecer a Inglaterra, principalmente os seus pontos turísticos. Além de ser um dos países mais históricos do mundo, repleto de castelos belíssimos e outras construções antigas, possui uma paisagem natural inesquecível.

Portanto, se você gosta de história ou de conhecer lugares diferentes, a terra da rainha é o destino perfeito para a sua viagem.

Sendo assim, se você já decidiu arrumar as malas e conhecer um pouco mais da cultura inglesa, vou te mostrar nesse artigo os 12 pontos turísticos da Inglaterra que você precisa conhecer!

Leia também: Documentos necessários para tirar o passaporte

1. Stonehenge, um dos maiores mistérios do mundo

stonehenge pontos turísticos da inglaterra
A Stonehenge é um dos maiores mistérios do mundo, afinal, como pedras tão pesadas foram parar ali?

Apesar do nosso avanço tecnológico e científico na área da história e antropologia, ninguém consegue explicar como surgiu a Stonehenge.

Para você ter uma ideia, é estimado que esse monumento exista há mais de 3.5 mil anos. Assim, os cientistas acreditam que todo o trabalho levou ao menos 30 milhões de horas de trabalho para ser construída.

No entanto, o mais estranho de tudo é que esses povos não possuíam nenhuma tecnologia que possibilitasse erguer tamanho peso.

Outra especulação que é feita é que o monumento foi usado como uma espécie de relógio. Dessa forma, ele funcionava para facilitar o recolhimento de dados a respeito do movimento de corpos celestiais.

Assim, as observações feitas no local foram usadas para prever os dias mais apropriados para rituais anuais.

No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, a Stonehenge não foi usada para determinar o ciclo agrícola. Os povos já conseguiam prever esse período, pois o solstício de verão ocorria após o começo da estação de crescimento.

Portanto, esses povos não precisariam de algo para lhes dizer qual o melhor período para o plantio, já que o próprio Sol lhes dava essa informação.

Assim, as teorias atuais sugerem que a finalidade de Stonehenge estava relacionada a observações astronômicas. Não apenas a elas, mas também a funções religiosas, servindo como um cemitério da elite local.

Bem interessante, não? Essa construção de pedras é localizada na cidade de Salisbury e pode ser visitada por uma viagem de trem. Ao total, a viagem dura cerca de 1h30, saindo de Londres.

2. Castelo de Windsor

castelo de windsor pontos turísticos da ingleterra
O Castelo de Windsor é uma das construções mais belas que você encontrará na Inglaterra!

Situado a apenas 40 km da capital inglesa, a cidade de Windsor abriga uma das construções mais elegantes do país: o Castelo de Windsor.

Além de estar frequentemente associado às famílias reais da Inglaterra, o castelo deixa qualquer um impressionado com sua arquitetura.

Após a conquista normanda da Inglaterra por Guilherme I, o castelo de Windsor foi construído para servir de abrigo para os monarcas do século XI. Assim, ele passou a ser usado pela elite inglesa desde o reinado de Henrique I, sendo o castelo mais antigo de toda a Europa.

Além disso, faz parte do castelo a Capela de São Jorge, construída no século XV. Ela é considerada pelos historiadores como “uma das realizações supremas da arquitetura perpendicular gótica inglesa”.

Atualmente, o castelo é ocupado por mais de 500 pessoas, servindo como uma das principais residências da Rainha Elizabeth II. Sendo assim, não há dúvidas de que é um dos pontos turísticos da Inglaterra que você precisa conhecer.

3. Tower Brigde, Londres

tower brigde pontos turísticos da inglaterra
Se você já viu algum filme que se passa na Inglaterra, com certeza já viu a Tower Bridge. Será que existe uma ponte mais bela do que essa?

Também conhecida como Ponte da Torre de Londres, a Tower Brigde é um dos pontos turísticos mais sofisticados da Inglaterra. A sua construção é datada por volta do ano de 1894 e, desde então, é um dos símbolos do país e uma das pontes mais famosas do mundo.

Essa construção magnífica está localizada ao lado da Torre de Londres, sobre o rio Tâmisa. Dessa forma, a construção é essencial para o tráfego da cidade, afinal, faz parte de um dos corredores de tráfego mais movimentados de Londres.

Portanto, se você for visitar o lugar, saiba que há uma exposição da Tower Brigde. Assim, você aprende nela como funciona todo o sistema de elevação da ponte através de uma máquina a vapor. Esse sistema foi usado até 1976, quando foi substituído pelo sistema elétrico.

No entanto, não pense que a exposição se trata apenas disso. Além de ter uma apresentação sobre a importância da Ponte da Torre de Londres, você possui um breve acesso pelas passarelas superiores (exclusiva para turistas).

4. Big Ben em Londres

big ben inglaterra pontos turísticos da inglaterra
Com certeza você já ouviu falar do Big Ben! Porém, saiba que esse é, na verdade, o nome do sino de toneladas, e não do relógio.

Também chamado de Relógio das Casas do Parlamento, o Big Bem se tornou um dos maiores ícones, não só de Londres, mas da Inglaterra.

Construído em 1858 juntamente ao palácio de Westminster, o relógio possui evidentes marcas do estilo de arquitetura gótica da época. Assim, o Big Ben é constituido por quatro relógios ao total, cada um em uma de suas faces.

Um curiosidade do local é que, ao falarmos do Big Ben, não estamos nos referindo à construção em si. Na verdade, esse é o nome do gigantesco sino de 14 toneladas que faz parte do relógio.

Porém, não pense que essa construção é famosa apenas por ser grande e bela, pois não é bem assim. O Big Ben é considerado um dos relógios mais confiáveis do mundo, já que é capaz de suportar as inclemências do tempo, como a neve e o vento.

Além disso, o Big Ben foi capaz de suportar uma enorme quantidade de bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um verdadeiro “veterano de guerra” que poucas vezes perdeu a sua pontualidade.

Portanto, se você for à Londres, não pode deixar de visitar um dos pontos turísticos mais famosos da Inglaterra.

5. London Eye

london eye roda gigante do milênio
Você sabia que a London Eye foi construída para marcar a virada do milênio do ano de 1999 para 2000? Porém, essa não é a única curiosidade da “Roda Gigante do Milênio”.

A London Eye, chamada também de Roda do Milênio, foi por muito tempo a maior roda gigante do mundo, medindo 135 metros de altura. Inaugurada durante a virada do milênio, de 1999 para 2000, a London Eye é um dos principais pontos turísticos da Inglaterra.

No entanto, desde 2006, a roda gigante já não é a maior do mundo, devido a inauguração da Estrela de Nanchang (160 metros de altura), na China.

Ainda assim, a história dessa enorme construção é bastante especial. Todo o projeto começou no início de 1990, quando o jornal The Sunday Times decidiu dar início a uma competição de projetos para marcar a virada do milênio na cidade.

Dessa forma, os arquitetos David Marks e Julia Barfield tiveram a brilhante ideia de criar algo que possibilitasse a vista de toda a Londres: uma roda gigante (e coloca gigante nisso!).

Após o cancelamento do concurso pelo jornal, os arquitetos recorreram a uma parceria com a British Airways. Assim, a roda gigante foi nomeada de British Airways London Eye e construída às margens do rio Tâmisa.

Portanto, se o seu sonho sempre foi andar em uma roda gigante, o que acha de experimentar uma das maiores do mundo?

6. Palácio de Westminster

palácio de westminster pontos turísticos da inglaterra
O Palácio de Westminster foi, por muito tempo, usado como

O Palácio de Westminster é onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido. Por esse motivo, o palácio também é conhecido como Casas do Parlamento, já que abriga a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns.

Sendo uma das construções mais belas de Londres, o palácio fica localizado em uma das margens do rio Tâmisa, no Borough da Cidade de Westminster.

Para você ter uma breve noção sobre a magnitude do lugar, o Palácio de Westminster possui mais de 1000 salas, cerca de 100 escadarias e nada mais nada menos de que 5 km em corredores!

Vale lembrar também que a construção é datada do século XIX, sendo de controle das duas Câmaras desde 1965.

Portanto, se você tiver pernas para andar tudo isso, o Palácio de Westminster deve estar na sua lista de pontos turísticos da Inglaterra, sem dúvida alguma.

7. Cidades medievais da Inglaterra

catedral de winchester inglaterra
A Catedral de Winchester é uma das maiores catedrais inglesas. Começou a ser construída no século XI, quando a cidade ainda era a capital de Inglaterra.

Essa aqui vai para os amantes de filmes de cavalaria e que datam a Era Medieval. Por ser uma das nações mais tradicionais do mundo, viajar no passado da Inglaterra pode ser bem fácil.

Porém, não pense que você irá encontrar uma cidade inteiramente medieval. Na verdade, o que há são diversas aldeias e vilarejos com características predominantes da época. Portanto, separei para você 2 cidades medievais da Inglaterra que merecem a sua visita.

Castle Combe

Apesar de parecer um dos cenários de filmes medievais que vemos na televisão, o vilarejo de Castle Combe está situado em Wiltshire e foi construído por volta dos séculos 13 e 15.

Portanto, por se tratar de um lugar com traços idílicos, foi cenário para diversos filmes, como o Assassinato de Roger Ackroyd, Stardust, The Wolfman, Doctor Dolittle e até mesmo servindo como inspiração para o episódio 27 da segunda temporada de The Simpsons.

Para chegar ao vilarejo de Castle Comb, a estação de trem mais próxima fica em Chippenham, cerca de 1h15 de Panddington, em Londres.

Winchester

Colonizada inicialmente pelos romanos, Winchester é a capital do condado de Hampshire e um dos principais pontos turísticos da Inglaterra.

A Catedral de Winchester é uma das maiores da Europa, e marca os cartões-postais da cidade, usada como um importante centro comercial na Idade Média.

A cidade fica a 1h de Waterloo e possui uma das escolas de ensino superior mais icônicas do país, a Universidade de Winchester.

8. Hyde Park, Londres

hyde park ponto turístico na inglaterra
O Hyde Park é um dos pontos mais tradicionais da Inglaterra, além de já ter sido palco para bandas como Bon Jovi, Green Day, Rolling Stones, Queen, Red Hot Chili Peppers e muito mais!

O Hyde Park é o maior parque do centro de Londres, possuindo mais de 140 hectares de extensão de puro verde.

No entanto, o parque só foi construído em 1536, quando Enrique VIII se apropriou das terras de Abadia de Westminster . Desde então, podemos dizer que o Hyde Park é um dos mais antigos da cidade de Londres. Além disso, sempre possuiu um dos maiores cenários de entretenimentos do país.

Anualmente no parque, há a celebração dos aniversários relacionados com a Casa Real, onde ocorre o disparo de 41 canhões ao meio-dia. Porém, a atividade preferida dos turistas é alugar um barco de remos e navegar pelo lago central, chamado de Serpentine.

9. Natural History Museu, Londres

museu de história natural de londres
O Museu de História Natural de Londres é um dos mais prestigiados do mundo, contendo um acervo com mais 80 milhões de espécies!

O Museu de História Natural de Londres é considerado como principal museu de Londres. Portanto, não é atoa que ele está localizado na Exhibition Road, uma rua dominada por estabelecimentos acadêmicos e outros museus.

O lugar abriga cerca de 80 milhões de espécies da Terra, divididas em cinco coleções: botânica, mineralogia, zoologia, paleontologia e entomologia. Assim, como a instituição é financiada pelo governo da Inglaterra, e entrada ao local é totalmente gratuita.

No museu, você encontrará todos os tipos de curiosidades: esqueletos de dinossauros, peças relacionadas aos mais diversos períodos da arquitetura (principalmente a romântica), espécies coletadas por Charles Darwin e mais 79 milhões de coisas diferentes (literalmente).

Além disso, o Museu de História Natural de Londres possui uma gigantesca coleção de livros, jornais, manuscritos e obras de arte. Portanto, se você for a Londres, o Museu de História Natural é um dos principais pontos turísticos da Inglaterra e deve estar na sua lista.

10. Estádios de Manchester

old trafford inglaterra
Você conhece um estádio de futebol com mais de 100 anos de história, e que sobreviveu até mesmo aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial? Bem, então eu te apresento o Old Trafford!

Todos nós sabemos sobre a tradição inglesa do futebol, afinal, foi na Inglaterra que se criou a primeira associação de clubes do esporte. Portanto, você já deve imaginar o quão querido são os times ingleses, principalmente o Manchester City e o Manchester United.

Etihad Stadium

Também chamado de Estádio Cidade de Manchester ou Etihad Stadium, é a sede do clube de futebol Manchester City Football Club.

Inicialmente, o estádio foi projetado para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2000, mas acabou perdendo a disputa com Sydney na Austrália. No entanto, teve a oportunidade de sediar os Jogos da Commonwealth de 2002 e as finais da Copa da UEFA na temporada de 2007-2008.

Portanto, se é um fã do Manchester City ou um amante do futebol, ou até mesmo um curioso pelos pontos turísticos da Inglaterra, conhecer o Etihad Stadium com certeza será uma aventura memorável.

Old Trafford Stadium

O Old Trafford, apelidado de Teatro dos Sonhos, é o estádio sede do time de futebol inglês Manchester United desde 1910, um dos mais tradicionais da Inglaterra. Com capacidade para mais de 76 mil pessoas, o Old Traffor é um dos maiores estádios do Reino Unido.

No entanto, o lugar sofreu graves bombardeios durante a Segunda guerra Mundial, ficando inutilizado por quase 8 anos. Nesse período, o Manchester United passou a dividir o estádio Maine Road com o seu maior rival, o Manchester City.

11. Termas Romanas de Bath

termas romanas de bath
As Termas Romanas de Bath é um edifício de banhos públicos usado na época do imperador Vespasiano, em 75 d.C

A cidade de Bath é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, afinal, é repleta de histórias e é uma das principais atrações turísticas da Inglaterra.

Situada a 150 km de Londres, as Termas Romanas de Bath, também chamadas de Banhos Romanos, formam um complexo histórico bastante preservado. Antigamente, esses locais eram usados para banhos públicos na cidade, se tornando um dos maiores balneários religiosos do mundo.

Assim, o primeiro santuário das fontes termais foi construído pelos celtas como forma de dedicação à deusa Sulis (conhecida como Minerva pelos romanos). Com o tempo, se tornou um dos principais lugares de adoração da cidade romana de Aquae Sulis, futura Bath.

Hoje em dia, você consegue ter acesso ao complexo a partir de uma antiga sala de concertos, datada aproximadamente de 1897. Vale lembrar que esse local não funciona mais como termas, mas está totalmente aberto ao público para turismo na Inglaterra.

12. Museu de Cera Madame Tussauds, Londres

henry maske museu de cera madame tussauds

Sem dúvida alguma, o Museu de Cera Madame Tussauds é o museu de cera mais famoso do mundo. Não apenas na Inglaterra, mas muitas outras cidades turísticas possuem a sua franquia, como em Nova York e Amsterdam.

No entanto, saiba que o museu de cera de Londres é bastante especial. Além de ser o primeiro de todos a conter os principais ícones britânicos, como os Beatles e a família real, ele fica bem perto da Baker Street, da Casa do Sherlock Holmes e do Regent’s Park. Localização perfeita, não é?

Para falar a verdade, podemos resumir a ideia do Madame Tussauds em uma simples frase: recriar com perfeição os nomes mais icônicos das artes e cultura de todo o mundo! E quando eu falo que as criações são perfeitas, é porque são perfeitas mesmo!

Se você não acredita em mim, saiba que a própria Rainha Elizabeth II já teve as fotos do seu boneco de cera publicadas diversas vezes como se fosse ela mesma. Portanto, se até mesmo os jornalistas conseguiram se confundir com os bonecos, tenho certeza que você pensou que a foto acima era uma pessoa de verdade.

Sendo assim, não se esqueça de visitar o Museu de Cera Madame Tussauds, afinal, ele é um dos principais pontos turísticos da Inglaterra!

Leia também: Como tirar visto de turista para a Inglaterra

E aí, qual desses pontos turísticos da Inglaterra você mais gostou? Comente abaixo e não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo