Maiores times e torcidas da Inglaterra

Não é nenhuma novidade que os Ingleses são apaixonados pelo futebol e você provavelmente já sabia disso. No entanto, você sabe quais são os maiores times e torcidas da Inglaterra?

No país considerado o berço do futebol moderno, encontra-se uma das maiores ligas de futebol do mundo, a Premier League. Junto a ela, há torcedores apaixonados pelo futebol espalhados por toda a Inglaterra. Portanto, seja por clubes pequenos ou até mesmo pelos gigantes milionários do futebol inglês, não faltam entusiastas do esporte.

Assim como no Brasil, a rivalidade pelos maiores times e torcidas da Inglaterra é enorme.

Como sempre digo, quem faz o time são os torcedores, afinal, eles são capazes de representar o que cada equipe tem de melhor.

Sendo assim, no momento em que a bola rola em campo, todos os títulos são deixados de lado. Agora, o que realmente fará diferença é o grito da torcida, a empolgação pela disputa e a garra dos jogadores.

Portanto, se você também é um apaixonado pela Premier League e pelo futebol inglês e quer saber quais são os maiores times e torcidas da Inglaterra, preparamos uma lista especial para você. Vamos começar?

Leia também: Descubra 12 Pontos Turísticos da Inglaterra!

O futebol não foi inventado na Inglaterra!

Embora tenham sido os ingleses que mostraram o futebol ao mundo, o jogo já existia há muito tempo.

Na China e no Japão, um jogo bem similar ao futebol já era praticado havia mais de 2 mil anos. Além disso, os gregos e romanos também eram grandes fãs de bater uma bolinha com os pés.

Assim, podemos dizer que um dos mais remotos ancestrais do futebol que conhecemos hoje em dia seja o tsu chu, jogado na China desde o século 3 a.C. No entanto, essa prática fazia parte do treinamento militar da época.

Porém, como você deve imaginar, até mesmo as pessoas que viam por fora apreciavam o esporte, principalmente a realeza. A partir de registros históricos, foi constatado que até mesmo o um dos grandes líderes da dinastia Han, o imperador Wudi (156 a.C – 87 a.C), era apaixonado pelo esporte.

Em certo momento, ele ordenou que os melhores jogadores de tsu chu se mudassem para a capital do império. Dessa forma, ele poderia apreciar os jogos de alto nível que aconteciam entre as equipes.

Assim, fica bem fácil provar que o futebol sempre foi um grande fenômeno de audiência, até mesmo nos seus primórdios.

Premier League: uma das maiores ligas de futebol do mundo e orgulho dos ingleses

A Premier League, a principal liga de futebol da Inglaterra, reúne os maiores times e torcidas da Inglaterra. Portanto, é responsável por ser a casa de alguns gigantes do esporte mundial.

Contudo, até chegar a esse ponto, a Football Association (FA), a Federação Inglesa de Futebol, trabalhou duro para a reformulação de uma nova liga.

A criação da Premier League ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1992 e foi um esforço em conjunto entre os clubes da elite inglesa. Assim, o principal objetivo dos times era uma competição organizada.

Dessa forma, estádios foram padronizados para a liga e se tornaram muito mais rentáveis para os times da Inglaterra. Grande parte dessa rentabilidade foi devido aos pagamentos televisivos.

Portanto, junto à paixão dos torcedores pelos incríveis times que possuíam em campo, o Campeonato Inglês foi, aos poucos, retornando ao topo do futebol mundial.

Embora o foco ser a disputa entre times ingleses jogando futebol, grande parte desse sucesso é a grande quantidade de profissionais estrangeiros atuando na Premier League.

Com atletas de todos os cantos do mundo, sejam eles sul-americanos, africanos, de outros países europeus e até mesmo asiáticos, a competição deixou de ser um “show nacional” e passou a ser conhecida mundialmente, principalmente pela quantidade de investimentos que possui.

Para você ter uma ideia, a empresa britânica Deloitte fez uma lista com os 30 clubes mais ricos do futebol mundial. Em 2018, 14 times ingleses estavam presentes na lista, sendo a liga com maior número de representantes disparadamente. Assim, o Manchester United ocupava a primeira posição, seguido pelo Real Madrid e Barcelona.

Leia também: Principais Sobrenomes Ingleses e suas Curiosidades!

10 Maiores times e torcidas da Inglaterra

Escolher quais são os maiores times e torcidas da Inglaterra é realmente uma tarefa bastante difícil. Porém, a tarefa se torna ainda mais desafiadora quando se trata de uma nação tão envolvida ao futebol.

No entanto, o jornal britânico Daily Mail decidiu realizar um estudo onde elegeu os 50 maiores clubes da Inglaterra. Para isso, a pesquisa levou em conta seis critérios importantíssimos:

  • Torcida: número médio de torcedores durante os jogos da temporada, somada aos recordes de venda dos ingressos.
  • Base de torcedores nas redes sociais: quantidade de seguidores que cada clube possui em suas páginas oficiais no Facebook e Twitter.
  • Troféus: as principais conquistas de cada clube, entre eles a Liga dos Campeões, o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa e alguns outros títulos europeus.
  • Colocação nos campeonatos disputados pela equipe: a posição em que cada clube terminou na Premier League, contanto desde a temporada de 1888/89.
  • Qualidade técnica dos jogadores: esse tópico se refere ao número de jogadores do clube que representam ou representaram as seleções mundiais, contando desde o surgimento dos clubes.
  • Faturamento anual: além do faturamento por temporada da equipe, foi contado também o poder de compra e de pagamento de salários dos jogadores.

Portanto, agora que já entendemos como foi realizada a pesquisa, vamos ao que interessa! Veja a seguir os maiores times e torcidas da Inglaterra:

1.    Manchester United

manchester united melhores times da inglaterra

Tenho certeza que o primeiro lugar ocupado na nossa lista não foi surpresa para ninguém, afinal, motivos não faltam. O Manchester United possui uma história centenária e uma enorme coleção de vitórias e títulos, dentre eles 20 títulos do Campeonato Inglês, sendo o maior vencedor da Premier League.

O surgimento do clube ocorreu em 1878, quando foi fundado por um grupo de ferroviários ingleses. Inicialmente, a equipe foi batizada como “Newton Heath”, mas só conseguiu juntar-se à elite do futebol inglês algumas décadas depois, em 1892, participando da segunda divisão no país.

Além disso, no ano de 1968, foi o primeiro time de futebol inglês a vencer a Liga dos Campeões (antigamente chamada de Copa dos Campeões), vencendo o Benfica por 4 a 1.

Atualmente, o Manchester United é considerado o clube de futebol mais rico do mundo. Não apenas isso, mas os Red Devils também contam com mais de 650 milhões de torcedores espalhados pelo globo, tornando-se o clube mais popular do mundo!

Por incrível que pareça, mais da metade desses fãs se encontram na Ásia, principalmente na cidade de Bangkok, na Tailândia. Portanto, se você, assim como eu, pensou que os maiores fãs do time se encontravam na Europa, tenho certeza que essa foi uma enorme surpresa.

2.    Arsenal

arsenal fc melhores clubes da inglaterra

O Arsenal foi criado em 1886 por um grupo de trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory. Porém, assim como o Manchester United, o clube possuía um nome bem diferente do que conhecemos hoje em dia, se chamando “Dial Square”.

Uma grande curiosidade do clube é que, desde 1919, quando a equipe retornou à primeira divisão do futebol inglês (a qual tinha sito rebaixada em 1913), nunca mais pisou na segunda divisão.

Assim, logo após esse grande feito, a equipe se tornou, com o tempo, um dos maiores times de futebol do mundo. Ao total, o clube conquistou o título do Campeonato Inglês 13 vezes, 12 vezes a FA Cup e, se já não bastasse, é bateu o recorde de maior período de invencibilidade na liga inglesa.

3.    Liverpool

melhores clubes de futebol ingleses liverpool

Após um desentendimento com o time de futebol inglês Everton, John Houlding fundou o Liverpool Football Club, em 1892.

Para falar a verdade, a ideia do fundador da equipe era registrar o nome da equipe como Everton Athletic ou Everton Football Club, mas a FA, coordenadora do futebol inglês, se recusou a reconhecer a equipe com esses nomes, afinal, já havia um time com o mesmo.

Portanto, nos dias de hoje o Liverpool possui um dos maiores times e torcidas da Inglaterra, superando até mesmo o clássico Chelsea. A equipe é responsável por conquistar a Liga dos Campeões 5 vezes, sendo o clube inglês mais bem-sucedido da história da competição.

Além disso, o Liverpool possui em suas prateleiras a conquista de 3 Copa da UEFA, 18 Campeonatos Ingleses, 15 Supercopas da Inglaterra, 8 Copas da Liga e também 7 Copas da Inglaterra.

4.    Chelsea

quais são os melhores times da premier league chelsea fc

O Chelsea Football Club é um time inglês sediado em Londres, no coração da Inglaterra. Contudo, a história de um dos times mais bem-sucedidos do Campeonato Inglês começou em 1904, quando o empresário Henry Augustus Mears decidiu construir um gigantesco estádio em Londres, o Stamford Bridge.

No entanto, apenas 1 ano depois foi decidido a criação do time de futebol, iniciando a sua história na segunda divisão do campeonato inglês.

Assim, desde o início, a história do Chelsea sempre esteve repleta de conquistas, principalmente relacionadas a estádios lotados e jogos de tirar o fôlego.

A primeira conquista internacional do clube ocorreu apenas em 1970, quando chegou à final da FA Cup e ganhou do Leeds United, que era o atual campeão da Champions League. Assim, a participação na UEFA Winners Cup estava garantida.

Após atropelar o Manchester City nas semifinais, o clube londrino enfrentou o Real Madrid na grande final. Depois de um difícil desempate, o clube se sagrou campeão europeu.

Ao longo dos anos, a equipe teve uma série de altos e baixos, chegando a ser rebaixado diversas vezes. No entanto, durante os anos 90, a equipe conseguiu se estabelecer a grande potência do futebol que é hoje.

Ao total, o Chelsea possui mais de 30 títulos, entre eles 1 Liga dos Campeões, 2 Europa League, 6 Ligas Inglesas, 8 Copas da Inglaterra e 4 Supercopa Inglaterra.

5.    Manchester City

manchester city quais são os melhores clubes da premier league

Um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra e rival fervoroso do Manchester United, o time foi fundado em 1880. Porém, o nome de Manchester City só veio aparecer em 1894.

No entanto, as duas primeiras décadas da equipe não tiveram muito sucesso, sendo marcadas por competições regionais e divisões inferiores. Contudo, na temporada de 1898-99, o Manchester City se sagrou campeão da segunda divisão do campeonato inglês e foi o primeiro time da cidade a disputar a liga principal.

Em 2008, o clube foi comprado pelo Abu Dhabi United Group, dos Emirados Árabes Unidos, tornando-se uma das equipes mais ricas do mundo.

Ao total, o Manchester City já foi campeão 6 vezes do Campeonato Inglês, 6 Copas da Inglaterra, 6 Copas da Liga Inglesa, 5 Supercopa da Inglaterra e 1 Recopa Europeia, sendo este o seu único título internacional. Além disso, a equipe já foi 7 vezes campeã da 2° Divisão do Campeonato inglês.

6.    Everton

everton fc quais são os melhores clubes ingleses

O Everton Football Club é uma equipe remanescente de Liverpool e um dos grandes nomes do futebol inglês.

Juntamente ao clube, apenas outros 5 times participaram de todas as edições do novo formato da Premier League. Além disso, é a equipe com maior número de participações na primeira divisão do campeonato inglês. Ademais, é o terceiro na tabela de pontos conquistados até desde a criação do torneio.

Entre suas inúmeras conquistas, já foi campeão 9 vezes da Liga Inglesa, por 5 vezes a Copa da Inglaterra, 9 vezes a Supercopa da Inglaterra e 1 título da Recopa Europeia.

7.    Tottenham

tottenham hotspurs melhores clubes de futebol da inglaterra

Fundado em 1882 na cidade de Londres, o Tottenham Hotspur Football Club é um dos clubes ingleses mais históricos. Além disso, está entre um dos “Big Six”, denominado um dos seis clubes mais ricos do país. Porém, a sua riqueza vai muito além da Inglaterra. A equipe está presente em diversas listas dos Clubes de Futebol mais Ricos do Mundo, pela revista Forbes.

Para você ter uma ideia, foi eleito em 2017 como possuidor do segundo elenco mais valioso do planeta pela CIES Football Observatory.

Em mais de 130 anos desde o seu surgimento, o Tottenham conquisto por 2 vezes Campeonato Inglês, 8 vezes a Copa da Inglaterra, 4 vezes a Copa da Liga, 7 Supercopa da Inglaterra, 2 títulos da Copa da UEFA e também a Recopa Europeia 1 vez.

8.    Aston Villa

aston villa fc futebol Inglaterra maiores times e torcidas

O Aston Villa Football Club, também apelidado de Villa, foi fundado em 1874 em Birmingham. Essa equipe fez parte da fundação da primeira liga de futebol do mundo, a Football League, em 1888, e um dos fundadores da Premier League, em 1992.

Assim, o Aston Villa é um dos clubes mais antigos e bem-sucedidos do futebol inglês. O clube é o segundo com o maior número de participações na primeira divisão do campeonato inglês.

Além disso, o Villa já foi campeão por 7 vezes do Campeonato Inglês, 7 Copas da Inglaterra, 5 Copas da Liga Inglesa, 1 Supercopa da Inglaterra, 1 Liga dos Campeões da UEFA, 1 Supercopa da UEFA e também de 1 Copa Intertoto da UEFA.

9.    Newcastle

maiores times e torcidas de futebol da Inglaterra newcastle united

O Newcastle United Football Club foi formado após a fusão de dois clubes da cidade de Newcastle, o Newcastle East End Football Club e o Wes End Newcastle Football Club. Assim, desde a sua fundação, o time sempre jogou as suas partidas em casa no St. James’ Park.

Esse time de futebol é um dos mais queridos e vitoriosos das Inglaterra, sendo responsável pela conquista de 4 Campeonatos Inglês, 6 Copas da Inglaterra, 1 Supercopa da Inglaterra e 1 Taça das Cidades com Feiras, percursora da Taça UEFA.

10. Sunderland

sunderland afc maiores times e torcidas de futebol da Inglaterra

O Sunderland Association Football Club foi fundado em 1879, na cidade de Sunderland. A primeira vez que participou do Campeonato Inglês de futebol foi na temporada de 1890-91, quando foi admitido no Football Club.

Ao total, o clube já conquistou 6 Campeonatos Inglês, 2 Copas da Inglaterra, 1 Supercopa e 5 Campeonatos da Segunda Divisão Inglesa.

Curiosidades da Premier League

  • Por incrível que pareça, o Manchester United, o time com maior número de títulos do Campeonato Inglês, possuía apenas 7 das 20 conquistas até a criação da Premier League.
  • O Liverpool nunca ganhou a Premier League. Porém, é o clube que o ocupa o segundo lugar dos maiores vendedores do Campeonato Inglês, possuindo ao total 18 títulos.
  • Durante a temporada de 2014/2015, o Leicester City ficou 140 dias preso na zona de rebaixamento da Premier League. Porém, o time não foi rebaixado e possui o recorde de maior tempo nessa posição. O que muitos não esperavam é que, na temporada seguinte, o time seria o campeão da Premier League. Que reviravolta, não?

E aí, o que você achou dessa lista? Você concorda ou discorda dessas colocações?

Sem dúvidas, a grande disputa pelo topo dos maiores times e torcidas da Inglaterra se resume em Manchester United x Liverpool, afinal, os dois times são dos maiores campeões ingleses e de competições europeias. Portanto, concordo com você caro leitor, que é bem difícil não colocar ambos os times na primeira colocação.

No entanto, a quantidade de títulos e de torcedores foram decisivos para a articulação desse TOP 10, além de outros quesitos como o faturamento e a colocação nos diversos campeonatos que as equipes participaram.

Não se esqueça de comentar abaixo quais são os seus 10 times favoritos do campeonato inglês!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo