Comidas Típicas da Suíça

As comidas típicas da Suíça são uma das mais sensacionais. É impossível pensar no país sem imaginar um roteiro gastronômico incrível. Inclusive, uma das marcas da Suíça são os maravilhosos queijos, chocolates e fondues. Porém, fique tranquilo! Selecionamos opções comidas típicas da Suíça que vão além dos ingredientes mais famosos, mas é claro que ao viajar para o país é essencial saborear diversos queijos e chocolates.

11 Comidas típicas da Suíça

Depois de colocar os chocolates, queijos e fondues suíços nos primeiros lugares da lista de comidas típicas da Suíça para experimentar, decida quais são os próximos alimentos para provar na viagem com as nossas dicas. Não esqueça de nos contar o que achou, se já provou alguma das receitas ou vai se aventurar na cozinha e prepará-las.

1. Batata Rösti

A batata rösti é uma das comidas típicas da Suíça mais conhecidas e preparadas no Brasil. Crocante e dourante do lado externo, mas macio e cremoso em seu interior. Geralmente tem várias opções de recheio como carnes, presunto e legumes. Há diversos modos de preparo e cada região suíça possui a sua preferida. Nós selecionamos uma receita simples com apenas três ingredientes para você testar

Ingredientes

  • 300g de batatas médias
  • 100g de bacon
  • 100g de queijo parmesão

Modo de preparo

Cozinhe as batatas inteiras, na água com sal, por cerca de 5 minutos. O ponto correto é quando conseguimos enfiar um garfo sem apresentar muita resistência e nem estar se desfazendo. Elas precisam estar cozidas, porém firmes. Posteriormente, ao atingir o ponto, lave imediatamente na água fria ou em um recipiente com água e gelo. O importante é parar o cozimento das batatas, porque mesmo quando saem do forno continuam cozinhando já que estão quentes.

Rale as batatas já cozidas em um ralador de ralo grosso e reserve.

Em seguida, frite o bacon na sua própria gordura em até ele ficar bem crocante e reserve. Tire o excesso de gordura da frigideira e utilize ela para fazer as batatas. Posteriormente, faça uma camada de batata ralada, queijo, bacon e termine com outra camada de batatas. Em fogo baixo, espere até ficar dourado e vire o outro lado.

O truque para fazer essa virada perfeita é usar um prato. Primeiramente, você vira direto no prato e depois delicadamente desliza a batata de volta para a frigideira. Assim ela não quebra e os dois lados ficam perfeitos e dourados!

Por fim, quando os dois lados estiverem dourados, está pronto para servir.

2. Zürcher Geschnetzeltes

Seus ingredientes são tiras de carne de vitela, vinho branco, creme de leite e caldo de carne. Seu aspecto lembra um pouco o tradicional strogonoff brasileiro porque os ingredientes são semelhantes. Pode ser servido com a batata rösti e arroz.

3. Raclette

Raclette vem do verbo francês “racler”, que significa raspar, porque no modo de preparo dessa receita o queijo é aquecido e, conforme derrete, é raspado sobre o prato, que pode conter diversos acompanhamentos como: batatas cozidas com casca, embutidos (salames, copa, presuntos), cogumelos, picles (de cebola, cenoura, pepino e milho), pães, etc. Raclette também é o nome de um queijo suíço feito com leite de vaca, mas sua receita pode variar conforme a região em que for produzido.

4. Fondue de queijo

É impossível falar das comidas típicas da Suíça sem citar o maravilhoso e tão famoso fondue de queijo. É uma ótima refeição para curtir com os amigos, família ou em uma noite romântica. O prato é feito de queijo derretido e outros ingredientes, como alho, vinho branco, um pouco de amido de milho. O queijo é servido frequentemente em um pote de cerâmica em cima de um recipiente com fogo porque precisa manter a temperatura ideal. Para saborear o queijo são disponibilizados vários aperitivos, como cubos de pães e diversas carnes.

5. Bratwürst Mit Brot

Procurando um lanche para comer durante seu passeio? O Bratwürst Mit Brot é uma excelente opção! É uma das comidas típicas da Suíça que entram na categoria fasf food. Trata-se de um lanche tradicional que lembra muito o cachorro-quente americano. Composto por uma linguiça servida em um pão com molho mostarda, é encontrado em vários restaurantes e barraquinhas de rua.

6. Schnitzel

O Schnitzel é uma das comidas encontradas na Suíça que lembram alguns pratos brasileiros. É um bife à milanesa empanado com farinha de trigo, ovo e pão ralado antes de ser frito na manteiga. A receita original leva carne de vitela, mas atualmente é muito comum encontrar opções com carne de porco. Não é um prato de origem suíça, mas é extremamente comum no país. Pode ser servido com batatas fritas e ser chamado por outros nomes, como por exemplo, o Jägerschnitzel (Schnitzel do caçador), que é um Schnitzel com molho de cogumelos.

7. Berner Platte

É um prato rústico feito de vários tipos de carne: presunto, bacon defumado, língua e rabo de porco, salsichas, costelinha, joelho e lombo de porco. São servidos com chucrute (comida típica da Alemanha), vagens e batatas.

Berner Platte é uma das comidas típicas da Suíça original de Berna, capital do país. Foi criado em 5 de março de 1798, em uma grande comemoração da vitória dos berneses sobre o exército francês na Batalha de Neuenegg. Foi uma festa organizada em pouco tempo, então os moradores da região preparam receitas com alimentos que tinham em suas casas, por isso há uma enorme variedade de carnes defumadas – comida que era muito guardada em reserva nas moradias das pessoas.

8. Zopf

O Zopt é uma das comidas típicas da Suíça para escolher saborear em um café da tarde, lanche ou como acompanhante de um delicioso almoço. É nada mais que um pão branco macio com um sabor excelente.

A massa é feita de farinha branca, leite, ovos, manteiga e fermento. Antes de assar, a massa é trançada e recebe gema de ovo em sua superfície. Há quem diga que a origem dessa receita é de um antigo costume de viúvas que cortavam suas tranças para enterrá-las com seus maridos.

9. Risoto de açafrão

O risoto de açafrão é um prato feito com arroz cozido com cebolas, fios de açafrão, vinho e queijo. É uma das comidas típicas da Suíça muito fáceis de reproduzir. Por isso, para matar as saudades, vale a pena arriscar a receita em casa.

10. Bűndnernusstorte

O bűndnernusstorte é um doce recheado com nozes caramelizadas. É feito em pequenas padarias da Suíça, cada uma com sua própria variação da receita. Por isso, ao encontrar o doce para comprar não perca a chance de experimentar porque é uma das melhores comidas típicas da Suíça na categoria de sobremesas. Uma dica é saborear acompanhado de uma xícara de chá ou café!

11. Älplermagronen

É um prato tradicional da região alemã da Suíça e pode ser chamado também de macarrão de pastores, porque leva todos os ingredientes disponíveis para os pastores que cuidavam de suas vacas nas pastagens dos Alpes. Os alimentos eram os seguintes: queijo, batatas, cebolas, macarrão, leite e maçãs.

A versão clássica do Älplermagronen é feita com batatas cozidas e macarrão com creme e queijo servidos com anéis de cebola fritas e um molho de maçã. É uma refeição saudável e perfeita para os dias frios na Suíça. 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo