Comidas Típicas da Grécia

Compartilhar é se importar!

A Grécia é um dos mais belos destinos para muitas famílias e, principalmente, casais apaixonados que desejam viver dias intensos em um lugar digno de cartão-postal. Você, com certeza, encontrará praias lindas, arquitetura diferenciada e comidas típicas com ingredientes frescos e saborosos. Para os amantes de história, mitologia antiga, arqueologia, arte e filosofia, a Grécia é um prato cheio de entretenimento e cultura.

14 Comidas típicas da Grécia

As comidas típicas da Grécia são ricas em sabor e valem a pena serem experimentadas. Portanto, se você vai conhecer o país, inclua muitos pratos gregos no seu roteiro de viagem! Entre os principais ingredientes estão a carne de cordeiro e de porco, azeitonas, queijo, folhas de uva, abobrinha e iogurte.

1. Moussaka

A moussaka é como se fosse uma lasanha sem massa. Trata-se de uma excelente combinação de berinjelas, carne moída de cordeiro, tomate, cebolas, azeite, molho branco e muitos temperos. É um prato bem acessível, porque está presente nos cardápios de muitos restaurantes por um preço ótimo.

2. Azeitonas e azeite

Os gregos cultivam azeitonas há milênios, por isso suas refeições são acompanhadas por azeitonas locais. Da mesma forma, o azeite grego é usado generosamente nas comidas típicas da Grécia.

3. Taramosalata

Taramosalata ou, em turco tarama é um prato grego feito de taramas, que são ovas de bacalhau ou de carpa, salgadas e defumadas, misturadas com azeite e suco de limão. Podem ainda ser misturada com pão ralado ou purê de batata e servido com pão ou legumes crus.

4. Gemista

Se você está procurando uma das comidas típicas da Grécia para escolher no almoço, o Gemistra é uma opção ótima. É um prato composto por tomate recheado de arroz cozido no azeite – o que deixa tudo bem douradinho e saboroso. É uma receita simples, mas o tempero faz toda a diferença e torna o prato muito especial.

5. Souvlaki

São uma versão grega de fast food e é possível encontrar em todos os lugares. O Souvlaki é tipo um churrasquinho servido no prato ou no pão com molho, salada e batata frita.

6. Gyros

O Gyros é parecido com o Souvlaki, é um churrasco grego servido na vertical (como se fosse um cone) com pão pita, carne de carneiro ou frango acompanhado de molhos deliciosos, cebola, alface, tomate e batata frita.

7. Mygdalota

Amygdalota é um biscoito de amêndoa sem glúten. Além disso, está em muitos estabelecimentos do país. É um pedido excelente para acompanhar uma xícara quente de café. É uma das comidas típicas da Grécia que a receita pode variar um pouco conforme a região, mas as amêndoas são o ingrediente principal.

8. Bougatsa

Bougatsa é uma espécie de torta doce feita de massa folhada e creme de semolina, mas você pode alterar um pouco a composição e solicitar uma pitada de açúcar e canela em cima. É excelente para um ótimo café da manhã ou lanche da tarde.

9. Queijo Feta

O Queijo Feta é uma das mais famosas comidas típicas da Grécia: coalhado, feito com leite de cabra e ovelha e tem uma cor esbranquiçada. Está presente em diversas receitas gregas, como a famosa salada grega e tortas de massa folhada, por exemplo.

10. Salada grega

A salada grega é uma das comidas típicas da Grécia mais conhecida no Brasil. Um país que possui uma culinária comporta por muitos ingredientes frescos, é de se esperar que as saladas sejam deliciosas, não é mesmo?! Entre os principais ingredientes estão tomates, pepinos, azeitonas e queijo feta. O molho pode variar conforme a região, mas o mais básico e comum é com azeite, pimenta e sal.

11. Bolinhos de Courgette

Os Bolinhos de Courgette são uma deliciosa opção vegetariana. São encontrados na maioria dos restaurantes gregos. Possui textura apaixonante: crocante por fora e cremoso por dentro. É composto por queijo feta e um pouco de hortelã fresca.

12. Café Frappé

O frappé – café gelado – que conhecemos no Brasil foi inventado na Grécia. É comum ver muitas pessoas por lá com café gelado durante todo o ano, não somente no verão.

13. Iogurte

Provavelmente você já comeu ou viu para comprar no Brasil o famoso iogurte grego que é menos doce e mais cremoso que o comum. Geralmente, os gregos saboreiam esse iogurte cremoso com mel e frutas.

14. Tzatziki

É uma entrada muito comum em grande parte dos restaurantes. É um creme feito de iogurte, pepino, cebola, limão e temperos como azeite de oliva, pimenta, menta e sal. É servido com pão pita, como a maioria das outras comidas típicas da Grécia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo