Comidas Típicas da Alemanha

Compartilhar é se importar!

Descubra quais são as comidas típicas da Alemanha para incluir agora na sua lista de desejos! Afinal, todo bom roteiro de viagem deve incluir experiências com a culinária do destino. A gastronomia de um país mostra muito sobre seus costumes e história. Além disso, proporciona momentos deliciosos para ficar na memória.

Você pode ter certeza que as comidas típicas da Alemanha são saudáveis e deliciosas. Por isso, a maioria dos pratos possuem um toque de comida caseira. Certamente algumas vezes você lembrará daquelas reuniões de família com a famosa “comidinha de avó.” Grande parte das comidas típicas da Alemanha são fáceis de preparar. Inclusive, é possível até adaptar as receitas para matar as saudades após a sua viagem.

Das comidas típicas da Alemanha se destacam a carne de porco, batatas, couve, salsichas e pães. São alimentos que possuem uma enorme variedade em todo país. Por exemplo, há mais de 1500 tipos de salsichas e cerca de 1200 opções de pães. Por isso, podemos concluir que o povo alemão é muito criativo para gerar tantas receitas diferentes, não é mesmo?!

15 Comidas típicas da Alemanha que você precisa provar

Selecionamos 15 comidas típicas da Alemanha para você conhecer e incluir na sua lista de desejos da viagem. Se estiver viajando e não souber o que pedir no restaurante, visite sempre nosso blog para descobrir o que experimentar.

1. Roulades

Rouladen, também conhecido como Rinderrouladen, é uma das comidas típicas da Alemanha que você deve experimentar em um delicioso almoço ou jantar. Já foi considerado um prato comum, mas hoje em dia é uma receita preparada para momentos festivos. Porém, hoje em dia é apreciado por muitos como um prato festivo. Costuma ser preparado com bacon, cebola, mostarda e picles enrolado na carne fatiada cozida.

O tipo de carne mais usado é a bovina, mas também há outras opções para o preparo, como carne de porco. Dependendo da região da Alemanha, a carne pode variar. Alguns pesquisadores acreditam que a receita original continha carne porco veado.

Como o Rouladen é servido

O Rouladen pode ser servido com bolinhos de batata, purê de batatas e repolho roxo em conserva ou legumes assados. O molho é um componente obrigatório no Rouladen, costuma ser derramado sobre a carne. O Spätzle também é um bom complemento para o prato desde que eles absorvem o molho bem.

2. Spaetzle

Spätzle é uma das comidas típicas mais populares da região sul da Alemanha e do Brasil. Trata-se de uma massa feita de farinha de trigo, sal e ovos. Geralmente é servida com queijo e cebola assada. Ás vezes é servido como prato principal, mas em alguns restaurantes também é acompanhante de carnes que possuem muito molho.

Os formatos em que a massa é servida costumam variar. Você poderá encontrá-la em forma de tiras ou pequenas bolinhas – um formato que parecido com lentilhas. A forma mais minimalista e tradicional de servir o Spätzle é usar apenas manteiga, pão ralado e um pouco de queijo ralado. Outras variantes do Spätzle são:

  • Linsen, Spätzle & Saitenwürstle – consumidos com lentilhas agridoces e salsichas de Francoforte com pele fina, na Suábia;
  • Kässpätzle – misturados com cebolas fritas e queijo ralado abundante, fritos ou assados no forno em seguida, constituindo um prato principal, sobretudo na Suábia e na Baviera, conhecidos como Kässpätzle;
  • Schinkenrahmspätzle – confeccionados com presunto e natas;
  • Krautspätzle – preparados numa frigideira com chucrute;
  • Spinatspätzle – com espinafre picado misturado na massa e servidos com pedacinhos de presunto;
  • Apfelspätzle – uma variante doce, com maçã;
  • Leberspätzle – misturados com fígado e servidos com cebolas assadas.

3. Schnitzel

Há quem diga que o Schnitzel é como a versão alemã do bife à milanesa do Brasil. Pode ser preparado com carne de porco ou vitela. É comum de ser encontrado em vários restaurantes e pode ser servido com batatas e uma fatia de limão. Vale pedir uma cerveja para completar a experiência gastronômica.

4. Sauerbraten

O Sauerbraten é mais uma das comidas típicas da Alemanha que possui carne. Pode ser feito com várias carnes diferentes que são marinadas em vinho, vinagre, temperos, ervas e temperos por até 10 dias. Geralmente é servido com chucrute e bolinhos de massa.

5. Chucrute

Sauerkraut é uma das mais famosas comidas típicas da Alemanha. Trata-se do famoso chucrute, uma conversa feita com repolho fermentado, água e sal. Porém, também há variações da receita que levam outros vegetais, vinho branco, farinha de trigo, ou nata azeda, gengibre, cravo-da-índia e alcaravia. O chucrute é um acompanhamento alemão que é encontrado no Brasil, principalmente na região sul onde há muitos colonos.

6. Guisado

O Eintopf é uma das melhores comidas típicas da Alemanha para tornar um dia frio maravilho e inesquecível. É um ensopado tradicional que é cozinhado de uma maneira específica: em um pote. Entretanto, a maioria das receitas possui os mesmos ingredientes básicos de uma sopa: caldo, legumes, batatas ou leguminosas e um pouco de carne (geralmente carne de porco, vaca ou frango).

7. Pretzel

O Pretzel, também conhecido como Brezel, são feitos de farinha, fermento e sal. É excelente para comer como acompanhamento ou lanche da tarde, especialmente com uma boa cerveja alemã forte. Inclusive, é um excelente petisco encontrado na Oktoberfast – famoso festival de cervejas na Alemanha.

Você também pode encontrar o Pretzel em padarias, cafés e feirinhas no formato simples, fatiados, amanteigados ou com fatias de carnes frias ou queijo. Porém, cuidado: o pretzel alemão não tem nada com o pretzel doce que há no Brasil.

8. Doner Kebab

Se você estiver pensando em comer algo mais na categoria Fast Food, procure por um lugar que venda Doner Kebad. É uma das comidas típicas da Alemanha mais baratas que você encontrará na sua viagem. Trata-se de um espeto de carne da Turquia que conquistou a Alemanha em uma versão mais “comida de rua”: dentro de um pão. Se popularizou nos anos 70 com a imigração do povo Turco que criou um sanduíche de carne assada acompanhado com salada e molho de iogurte.

9. Kartoffelpuffer

Facilmente você encostrará batatas como acompanhamento de vários pratos, por isso o Kartoffelpuffer também entra na lista de comidas típicas da Alemanha. São panquecas fritas finas feitas de batatas raladas ou moídas com farinha, ovo, cebola e temperos. Você pode apreciá-los como acompanhamento de carne ou peixe, ou em uma versão doce com molho de maçã, mirtilos, açúcar e canela. É ideal para provar em dias frios, pode ser encontrado em mercados ou feiras no inverno.

10. Currywurst

É uma das comidas típicas da Alemanha mais simples e gostosas. Por isso, é excelente para sair da dieta durante a vigem e dar a desculpa de que precisa aproveitar – porque precisa mesmo! O Currywurt, também conhecido somente como Wurst, é basicamente salsicha com batata frita e molho. Você pode encontrar esse prato em restaurantes ou feiras, como no Christkindlmarkt de Marienplatz – mercado de Natal em Munique.

11 R grumos ote

Nas comidas típicas da Alemanha você também encontrará sobremesas! O Rote grütze, muito popular no norte do país, é um pudim de frutas vermelhas. Sua composição é groselha preta e vermelha, framboesas e às vezes morangos ou cerejas. Os ingredientes são cozidos em seus sucos e levam um pouco de amido ou farinha de milho para engrossar. Costuma ser servido com creme, leite ou molho de baunilha ou sorvete.

12. Bolo Floresta Negra

No Brasil, é comum ouvirmos que as tortas alemãs são deliciosas. Por isso, é impossível não provar uma quando estiver passando pela Alemanha. Experimentar a torta Schwarzwalder Kirschtorte deve estar no seu roteiro de viagem. É um dos bolos mais famosos, feito com licor destilado de cerejas ácidas. Possui camadas alternadas de bolo de chocolate com cerejas, chantilly e raspas de chocolate. Se assemelha a torta conhecida como “Floresta Negra” no Brasil.

13. Bola de Neve

Ainda para os amantes de doce ou que estão procurando um delicioso café da tarde na Alemanha, a dica é provar o Schneeballen. É um doce típico feito com massa frita no óleo ou na manteiga, polvilhada com açúcar e canela, cobertas por calda de chocolate, limão ou morango. Procure uma confeitaria especializada e prove! Depois nos conte o que achou.

14. banheira de hidromassagem

É um doce conhecido no Brasil, mas muito comum e adorado na Alemanha, especialmente na região sul próximo a Áustria. O Strudel é uma massa folhada, recheada com maçã, açúcar, canela e muitas vezes passas e migalhas de pão, servido em geral quente ou morno. Pode vir acompanhado de creme ou sorvete, ou seja, é impossível não ser delicioso! O sabor mais tradicional é o de maçã, mas há várias opções e variações, como de nozes ou salgado, por exemplo.

15. Cervejas

É impossível falar de comidas típicas da Alemanha sem cita cervejas. Afinal, estamos pensando no país da Obtoberfast! Se você gosta de cervejas, pode provas a maior dos pratos que citamos anteriores com alguma cerveja. O ideal é experimentar várias marcas diferentes. Se você aprecia cervejas e já visitou a Alemanha, cite nos comentários as suas marcas prediletas.

Vai visitar a Alemanha? Não esqueça de anotar todas as nossas dicas! Fale conosco para tirar dúvidas e deixe a sua sugestão nos comentários, porque ficaremos muito felizes em conversar com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo