Como tirar o visto para os EUA

Como tirar o visto para os Estados Unidos visto americano

Compartilhar é se importar!

Se você é um amante da Apple, da Disney ou adora qualquer coisa que esteja ligada aos cinemas, então os Estados Unidos é o lugar ideal para você passar as suas férias. Portanto, pode começar a preparar a sua mala e a juntar o dinheiro da passagem, pois irei te mostrar tudo o que você precisa saber sobre como tirar o visto para os EUA!

Todos sabemos que os Estados Unidos é um dos países mais desenvolvidos do mundo. Portanto, já é de se esperar que o lugar tenha um intenso controle migratório, afinal, quem não gostaria de morar nos EUA?

Portanto, se você quer viajar para o país e conhecer Hollywood, a Disney ou, para os fãs de Harry Potter e companhia, a Universal Studios, é obrigatório que você tenha um visto americano.

Caso ainda seja uma dúvida para você, o visto funciona como uma autorização do país para que você entre no território deles. Assim, o visto americano é a carta branca que o Estados Unidos te dá para cruzar a fronteira.

Dessa forma, como você deve imaginar, não é qualquer um que pode entrar no país. Além de mostrar algumas garantias de que você pretende voltar para o seu país de origem, o sistema de análise de dados do sistema americano é bastante rígido, devido às grandes ameaças terroristas que o país sempre sofreu.

No entanto, agora não é hora de desanimar, afinal, estou aqui para te ajudar a realizar o seu sonho de conhecer o Mickey? Quem diria…

Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa, pois irei te ensinar tudo que você deve saber sobre como tirar o visto para os Estados Unidos!

Passo a Passo: Como tirar o seu visto americano!

Por incrível que pareça, tirar o visto para os Estados Unidos não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Para falar a verdade, esse processo pode ser até bem simples.

A dica de ouro que dou para você é que sempre preencha todos os formulários com bastante atenção, afinal, são essas informações que irão decidir o destino das suas férias. Portanto, leia, releia e leia novamente se for preciso; não tenha pressa.

Além disso, ter um bom controle emocional para o momento das entrevistas marcadas no Consulado Americano será essencial. No entanto, se você é um daqueles que se apavora com tudo, fique tranquilo, nada que uma boa treinada não resolva o seu problema.

Portanto, se eu fosse resumir em uma palavra a chave para o sucesso na hora de tirar o seu visto para os Estados Unidos, dirá que é “paciência”. Tenha paciência na hora de responder os formulários na entrevista que é sucesso!

No entanto, é sempre importante lembrar que você deve agendar as entrevistas para o visto dos EUA com antecedência. Sendo assim, recomendo que você comece o processo com, no mínimo, 6 meses faltando para a sua viagem, pois a demanda pelo visto americano é gigante.

Portanto, compre as passagens apenas quando você estiver com o passaporte em dia e o visto em mãos.

Leia também: Documentos necessários para tirar o passaporte

Como tirar o visto de Turista para os EUA

Sem dúvidas, a Disney é o sonho de viagem de qualquer pessoa, afinal, quem não lembra daquelas tardes de desenho assistindo Mickey Mouse?

A não ser que você esteja enquadrado em um daqueles casos elegíveis ao Programa de Isenção de Vistos para os Estados Unidos, qualquer turista precisa de um visto B-2, como é chamado o visto para visitantes.

Portanto, se você não está incluso no programa ou não possui nenhum acordo com o país que te permite entrar sem um visto, o documento é obrigatório.

Dessa forma, todos que solicitarem um visto para os Estados Unidos, sem exceções (incluindo crianças e bebês listados no passaporte dos pais), devem:

PASSO 1: Preencher todo os dados no Formulário Online DS-160;

Apesar do conteúdo do Formulário DS-160 estar em inglês, você possui a alternativa de traduzi-lo completamente para o português. Portanto, basta que você passe o cursor do mouse em cima do trecho que você gostaria que fosse traduzido.

O formulário irá pedir que você preencha algumas informações pessoais. Assim, recomendo que você esteja com os seus principais documentos de identificação em mãos, como o seu passaporte e qualquer outro necessário.

Além disso, o site irá fazer algumas perguntas mais específicas para você, como o seu destino e qual o motivo da visita ao Estados Unidos.

Dessa forma, responda as perguntas da forma mais sincera possível. Não adianta mentir ou esconder nada, afinal, esse será o documento avaliado pelos funcionários do consulado para decidir se você está apto para uma entrevista.

PASSO 2: Efetuar o pagamento da taxa de solicitação do visto americano

O pagamento da taxa de solicitação do visto americano é cobrado para todos os solicitantes, independente de sua nacionalidade, a não ser que sejam funcionários governamentais em viagens oficias.

Portanto, se você não se enquadra nesse caso, aconselho que faça o pagamento da taxa da solicitação do visto para os Estados Unidos assim que possível, com antecedência. No entanto, é importante lembrar que a taxa não é reembolsada, mesmo que o seu visto seja negado.

Dessa forma, o pagamento pode ser efetuado através de cartão de credito pelo site de agendamento da entrevista ou pelo telefone local do Call Center. Além disso, você pode pagar por boleto bancário, imprimindo o documento do site de agendamento.

Assim que realizar o pagamento, não se esqueça de guardar o comprovante, pois ele será essencial para programar os seus agendamentos. Para saber mais sobre o valor da taxa de solicitação que você deverá pagar, clique aqui.

PASSO 3: Agendamento da entrevista no CASV e no Consulado Americano

Agora que você já preencheu todo o formulário DS-160 e efetuou o pagamento da taxa de solicitação do visto, está na hora de agendar a sua entrevista.

Para isso, acesse o site da Embaixada Americana no Brasil e faça a solicitação de uma entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e no Consulado Americano. Dessa forma, as duas etapas da entrevista serão presenciais!

Assim, o seu cadastro no site deve ser feito usando o mesmo número de confirmação do formulário que você preencheu, o DS-160. Além disso, também é preciso que você complete o processo de retorno dos documentos por meio do serviço postal.

PASSO 4: Entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

Como a primeira entrevista que você fará para tirar o visto para os EUA será no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). No entanto, o Brasil só possui sedes do CASV em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Recife, em Brasília e Porto Alegre.

Portanto, veja a seguir a documentação que você deverá levar à sua entrevista no CASV:

  • Passaporte brasileiro válido durante todo o período de permanência nos Estados Unidos. No entanto, se você é de outro país que não esteja nessa lista de países isentos da lei de seis meses, os americanos exigem que o seu passaporte seja válido por no mínimo 6 meses a partir da data de retorno da sua viagem para os Estados Unidos. Além disso, se você mudou de nome ou danificou o seu passaporte, é exigido um novo documento. Em caso de dúvidas, clique aqui e veja esse artigo onde expliquei tudo sobre como tirar o passaporte;
  • Qualquer outro passaporte antigo que possuía o visto dos EUA;
  • Página de confirmação impressa do formulário online DS-160;
  • Pra crianças ou pessoas maiores de 65 anos, é preciso levar uma foto 5×5 ou uma foto 5×7 colorida, que tenha sido tirada nos últimos 6 meses e possuindo um fundo branco. Se você não está nesses requisitos, então a sua foto vai ser feita no local.

Vale lembrar também que você não deve levar celular, relógio ou qualquer tipo de aparelho eletrônico ao CASV, pois será barrada a entrada desses objetos.

PASSO 5: Entrevista no Consulado Americano no Brasil

Agora sim chegamos na parte mais temida do procedimento para tirar o visto dos EUA: a entrevista no Consulado Americano. No entanto, não se preocupe com isso, pois não há nada a temer.

Para falar a verdade, a entrevista costuma ser bem tranquila, Portanto, como eu falei no início do artigo, mantenha a calma e tenha paciência, respondendo com verdade todas as perguntas que forem feitas pelo funcionário consular.

Além disso, você deverá levar alguns documentos que comprovem as informações preenchidas no formulário online DS-160, dentre elas:

  • Contratos de trabalho e extratos bancários, mostrando a sua capacidade de se manter enquanto estiver nos EUA;
  • Evidências sobre o motivo da sua viagem;
  • Documentos que comprovem a sua volta ao Brasil, como os do seu veículo ou casa. Além disso, comprovar laços de família ou negócios presentes no Brasil também provam as suas intenções;

Outros documentos necessários, como o passaporte e o comprovante de endereço, podem ser conferidos nessa lista completa dos documentos necessários para a sua entrevista ao Consulado Americano.

Assim como na entrevista ao CASV, não leve nenhum eletrônico, pois você será examinado pela segurança antes de entrar no Consulado.

Recebendo o seu visto para os EUA

como tirar visto para os EUA
Se o seu visto para os EUA foi aprovado, meus parabéns! Veja como receber o seu visto americano, e aproveite as férias!

Se você seguiu esse guia passo a passo, então eu tenho certeza absoluta de que você conseguirá tirar o seu visto para os Estados Unidos. No entanto, se esse não for o caso, não se desanime, pois você terá a oportunidade de tentar novamente.

Portanto, se o seu visto foi aprovado, meus parabéns, você irá conhecer a terra do Tio Sam! Dependendo da opção que você escolheu para o recebimento do seu visto, ele será entregue na sua casa ou no CASV que você fez a entrevista.

Na maioria dos casos, o visto fica pronto em até 10 dias úteis. Porém, você pode acompanhar de perto o andamento do seu visto pela página de status de visto do Departamento de Estado.

Para a entrega do visto, você pode acessar a página de Serviços de Entrega da Documentação de Visto. Assim, você terá todas os detalhes sobre a sua solicitação após 5 dias úteis da sua entrevista no Consulado Americano.

Vale lembrar que a retirada do passaporte com o visto poderá ser feita por uma terceira pessoa. Portanto, se esse for o caso, será necessário que ela apresente o seu documento de identificação, uma carta comprovando a autorização de retirada do proprietário do passaporte (assinada) e uma cópia do documento de identidade do proprietário.

Principais dúvidas sobre o visto para os EUA

Eu preciso de um visto para os EUA apenas por estar passando pelo país durante a viagem para outro destino?

Se você é brasileiro e está fazendo uma viagem que voe sobre o espaço americano, será necessário o visto americano de trânsito.

Entretanto, se você possui dupla nacionalidade e tem um passaporte de algum dos países do Programa de Isenção de Visto, o visto para os EUA não será necessário.

Para mais informações sobre o visto de trânsito, acesse essa página da Embaixada Americana.

Mesmo eu não sendo brasileiro, posso solicitar o visto americano no Brasil?

Depende da sua situação. É verdade que a Embaixada Americana aceita as solicitações de todos que moram no Brasil, independente da sua nacionalidade. Portanto, se você é estrangeiro e está morando no Brasil, o processo de solicitação para tirar o visto dos EUA é o mesmo dos brasileiros, como mostramos acima.

No entanto, se você é estrangeiro e pretende ir ao país apenas para tirar o visto americano, te aconselho a repensar no seu plano. Para começo de conversa, não tem nada garantido sobre a aprovação do seu visto americano no Brasil, portanto, é muito mais prático que você faça o pedido no seu país atual.

Além disso, os consulares podem considerar que, pelo fato de você ter viajado ao Brasil apenas para tirar o visto americano, sua solicitação foi realizada de maneira inapropriada.

Posso agendar as duas entrevistas do visto para os EUA (CASV e Consulado) no mesmo dia?

É possível sim, mas tudo irá depender da disponibilidade das vagas para a entrevista. No entanto, já vou adiantando para você que será bastante difícil fazer algo do tipo, afinal, o visto para os EUA é um dos mais procurados pelos brasileiros.

Além disso, você também pode agendar as entrevistas em dias consecutivos, ou até mesmo em cidades diferentes.

Vale lembrar também que a entrevista ao CASV deve ser realizada até 8 dias antes da sua entrevista no Consulado Americano. Dessa forma, apesar da entrevista ao CASV ser a primeira, é recomendado que você agende a sua ida ao consulado primeiramente.

É possível agendar a entrevista para mim e minha família no mesmo horário?

Sim, você pode agendar a sua entrevista e a de outras 10 pessoas da sua família para o mesmo horário.

No entanto, ao preencher o formulário DS-160, você deverá pagar uma taxa de solicitação de visto (MRV) para cada membro da família.

Se meu pedido do visto para os EUA for recusado, quanto tempo depois posso fazer uma nova solicitação?

Após ser negado, a solicitação de um novo visto para os EUA pode ser feita a qualquer instante, agendando uma nova entrevista ao CASV e ao Consulado Americano. Assim, você terá que fazer todo o processo novamente, como se fosse a sua primeira tentativa.

Portanto, será necessário preencher o formulário DS-160 novamente e realizar o pagamento da taxa de solicitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo