Comidas Típicas da Índia

Comidas Típicas da Índia

Experimentar as comidas típicas da índia é uma atividade obrigatória no seu roteiro de viagem, porque é uma forma essencial de conhecer a cultura do país que é tão rica e diferente da que estamos acostumados. A culinária indiana é repleta de especiarias, sabores e aromas únicos. Afinal, não era a toa que os europeus faziam tanto esforço para chegar a Índia para buscar temperos.

As comidas típicas da Índia são consideradas como uma das melhores do mundo e seus temperos estão presentes na culinária de outros países. Por exemplo, o curry é um tempero indiano utilizado para temperar carnes.

Por serem muito apimentas, as comidas típicas da Índia podem causar certa estranheza para quem não está muito acostumado com temperos fortes. Porém, você pode solicitar que diminuam a quantidade de pimenta no seu prato. E, caso o alimento que você pediu seja servido com o molho em um recipiente separado, basta não consumir ou rejeitar. É só pedir com simpatia: “no chilli, no pepper, no masala”, por exemplo. 

9 Comidas Típicas da Índia

Antes de experimentar as comidas típicas da Índia, lembre-se que você deve comer com a mão direita usando como talher o arroz (na região sul) ou o pão (no norte). Os dedos da mão direita são usados para fazer uma bolinha de arroz com legumes, molhos e iogurte.

A mão esquerda é reservada para outras coisas consideras sujas, como pegar sua bebida, por exemplo. Apenas a mão direita é utilizada para comer. Porém, alguns restaurantes servem pratos com talheres utilizados nos países ocidentais caso o turista solicite.

Lembre-se também que indianos não comem carne de vaca por considerá-la sagrada. Portanto, será comum encontrar muitos pratos vegetarianos nos restaurantes.

1. Samosas

Comidas Típicas da Índia

Samosas são muito apreciadas pelos turistas na hora do lanche. São uma massa que pode ser frita ou assada, como se fosse um pastel recheado com algo salgado, como batatas, cebolas, ervilhas, lentilhas e, algumas vezes, carne moída de cordeiro ou frango. Porém, não é sempre que esse prato contém carne, ele costuma ser também uma opção vegetariana com molho de hortelã ou chutney.

2. Alu Gobi


Alu Gobi é uma das comidas típicas da Índia mais populares. É feito com batatas, couve-flor e especiarias indianas. A cor amarelada é devido ao uso de açafrão, kalonji e folhas de curry. Outros ingredientes comuns são alho, gengibre, cebola, coentro, tomate, ervilhas e cominho.

3. Naan

Naan é um pão achatado assado no forno feito com água, fermento, farinha, e em algumas versões, alho com hortelã. Normalmente é servido com todas as refeições, principalmente na região norte em que costuma ser utilizado como um talher.

4. Meen Moilee ou curry de peixe


É uma das comidas típicas da Índia mais fáceis de encontrar. Não há uma única receita, porque o modo de preparo varia conforme a região do país, mas a geralmente a base é peixe, coco, tomate e especiarias.

5. Pani Puri

É um lanche de rua  que consiste em um purê redondo, oco, frito e recheado com uma mistura de água, chutney de tamarindo, chili, chaat masala, batata, cebola ou grão de bico.

6. Frango Tandoori

O frango é marinado em iogurte, limão, alho e especiarias, servido com salada de cebola e naan. O prato leva o nome de frango tandoori, porque é preparado em um tandoor, que é um recipiente de barro muito utilizado para assar comidas típicas da Índia.

7. Butter Chicken

Butter Chicken é um frango na manteiga típico da região norte da índia. É preparado com frango marinado em iogurte, além da mistura de especiarias cozidas na manteiga e tomates frescos. Costuma ser servido com lentilhas, salada verde e Naan.

8. Vada Pav

Vada é um croquete ou bolinho frito vegetariano e Pav significa pão, ou seja, é um hambúrguer vegetariano, famosa opção de fast food na Índia. É barato, gostoso e costuma satisfazer as pessoas igual a uma refeição. É encontrado facilmente na Índia, mas há duas lojas de fast food indianas especializadas nele: Goli Vada Pav e Jumbo King.

9. Chaat


É mais uma das comidas típicas da Índia que faz parte do cardápio vegetariano. Muito consumido na região de Mumbai, é uma massa frita misturada com uma pasta feita de pimenta vermelha, batata, arroz, cebola picada, coentro e molho de tamarindo.

Temperos das comidas típicas da índia

Impossível falar das comidas típicas da Índia sem citar os temperos que são os ingredientes que mais chamam a atenção, por serem únicos e tornarem cada prato muito especial. Como você deve saber, os europeus iam até a índia comprar temperos. Inclusive, Pedro Álvares Cabral estava tentado ir até a Índia quando errou o caminho e chegou nas terras brasileiras.

Com apenas um simples passeio nos mercados e feiras indianas é possível ter noção da imensidão de temperos que o país utiliza em sua culinária. Com isso, tantos sabores e aromas marcas da Índia. Alguns dos principais temperos são Curry, Masala e Cardamomo, por exemplo. 

Curry

Curry é um dos temperos mais famosos da Índia. A palavra “curry” significa “mistura de tempero”, algo que os indianos costumam fazer muito. Por isso, encontrar uma única receita de curry não é tão fácil, porque os nativos costumam criar novas composições. A mais comum é a de cúrcuma (responsável pela cor amarela do curry) com canela, pimenta, cominho, cravo, gengibre e noz-moscada.

Masala

Tempero mais presente nas comidas típicas da índia, pois tem sabor forte e é composto por cravo da índia, cominho, louro, pimenta preta, coentro e noz-moscada.

Cardamomo

Cardamomo é um tempero bastante versátil que pode ser encontrado em comidas salgadas, doces e até em bebidas! Possui um aroma marcante e sabor levemente picante. Afinal, se é um tempero indiano, há grandes chances de ser forte, não é mesmo?!

O Cardomo lembra um pouco o gengibre e traz muitos benefícios para a saúde, é utilizado no tratamento de problemas digestivos, por exemplo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo