Comidas Típicas do Uruguai

Estadias turísticas e restaurantes rurais são os melhores lugares para provas as comidas típicas do Uruguai, pois são nesses tipos de estabelecimentos que a culinária tradicional é preservada. Em sua viagem, faça questão de saborear carnes, conhecer pizzarias e chiviterías, local onde você deve pedir chivitos, empanadas, muzzarellas, costeletas e outras comidas típicas do Uruguai.

Na gastronomia do Uruguai há muita influência italiana não somente nas pizzas, mas também nas massas presentes em praticamente qualquer cardápio. Na zona costeira, os peixes nativos são indispensáveis, preparados de maneira simples e saborosa, seguindo receitas tradicionais trazidas da Espanha. O Mercado do Porto de Montevidéu é o lugar perfeito para desfrutar dos sabores do mar e dos assados mais famosos do país. Como acompanhamento, os vinhos uruguaios são um excelente pedido.

11 Comidas típicas do Uruguai

Parte das comidas típicas do Uruguai são semelhantes às da região sul do Brasil, como churrasco, bolinhos fritos, doce de leite e o famoso mate. Porém, mesmo que você seja do sul e esteja acostumado com esse tipo de comida, não pode deixar de experimentar os sabores e aromas da culinária uruguaia.

Listamos algumas das comidas típicas do Uruguai para você conhecer, experimentar e depois nos contar o que achou. Confira o que mais te agrada, mas não deixe de lado o que parece ser diferente. Afinal, é preciso se aventurar e experimentar novos sabores. É dessa forma que se conhece novas culturas e costumes.

1. Asado

“Asado” é como os uruguaios chamam o conjunto de cortes como colita de cuadril, chorizos, chinchulines e outros assados. Trata-se do churrasco como nós brasileiros conhecemos. A carne uruguaia é mundialmente famosa pela sua qualidade. Por isso, vale a pena fazer questão de experimentar!

2. Mate

O mate é um representante da cultura uruguaia. Trata-se do famoso chimarrão, tão conhecido na cultura gaúcha. Os nativos têm o costume de levar o mate em uma garrafa térmica ao sair de casa, algo que chama a atenção dos turistas. O mate uruguaio não é apenas um costume da gastronomia típica, mas um verdadeiro símbolo de toda a cultura do país. Alguns bares típicos do Uruguai servem o mate, mas a bebida costuma ser preparada pelos nativos em suas casas.

3. Pancho

Pancho é uma das comidas típicas do Uruguai famosa pela sua simplicidade e acessibilidade. Trata-se de um cachorro-quente uruguaio com apenas uma salsicha, pão e molho.

4. Doce de Leite

O Dulce de leche é uma das comidas típicas do Uruguai e de outros países da América do Sul. É uma sobremesa sensacional por si só, mas também um ingrediente essencial em muitas outras receitas doces, como alfajores, sorvetes e o clássico pudim caseiro de doce de leite. Por mais que você ache que doce de leite é algo comum, experimente o do Uruguai e se surpreenderá!

5. Garrapiñada

La garrapiñada é uma das comidas típicas do Uruguai mais famosas. É como um doce de amendoim caramelizado, consumido geralmente nos meses de inverno. A origem da garrapiñada é desconhecida, mas não é uma novidade do Rio de la Plata. É preparado na rua e vendido em sacos de nylon, podendo ser encontrado em quase todos os espaços públicos e eventos culturais, como jogos de futebol, praças, teatros, etc.

Como muitas das comidas típicas do Uruguai, é fácil e rápido para reproduzir. Confira a receita:

Ingredientes

250 gramas de amendoim com ou sem pele;

250 gramas de açúcar;

250 ml de água;

Duas colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó;

Uma colher de chá de essência de baunilha;

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes (açúcar, água, cacau e amendoim) em uma panela, exceto baunilha. Cozinhe mexendo com uma colher de pau em fogo baixo por 30 minutos. Retire do fogo quando evaporar grande parte da água, mas continue mexendo. O doce estará pronto quando o açúcar adquirir uma cor marrom dourada.

Em seguida, coloque o doce em uma bandeja ou superfície lisa para separá-lo em pedaços. Eles podem ser armazenados em frascos de vidro, em papel celofane ou em sacos de nylon por aproximadamente seis meses.

Para variar, pode usar outra fruta seca, como castanhas, avelãs ou amêndoas.

6. Torta frita

É uma massa frita salgada, tradicional na gastronomia do Rio de la Plata e semelhante a outros petiscos de outros países da América Latina É um excelente lanche da tarde preparado principalmente em dias chuvosos.

7. Empanadas

As empanadas são uma massa salgada recheada que pode ser assada ou frita, o recheio mais comum é carne, presunto e queijo. É semelhante alguns salgados do Brasil. Por isso, para quem não se adaptar muito com os sabores típicos do Uruguai, é possível encontrar muitas comidas semelhantes as brasileiras.

8. Molho caruso

Embora seja algo encontrado nas receitas italianas, o molho caruso tem origem no Uruguai e é um dos acompanhamentos favoritos para massas.

9. Chivito

É uma das comidas típicas do Uruguai que nasceu da criatividade de uma senhora com poucas opções de alimentos por conta da miséria. Porém, mesmo com ingredientes baratos em mãos, conseguiu dar origem a uma receita muito saborosa. O chivito é um pão com um pedaço de bife, mussarela, presunto, tomate, alface, azeitonas, maionese e ovo. É uma ótima opção de lanche para experimentar no Uruguai e até reproduzir em casa quando quiser se aventurar na cozinha.

10. Milanesa al pan

Milanesa al pan é mais uma opção de lanche para provar no Uruguai ou até mesmo tentar fazer a receita em casa. Embora as milanesas sejam uma comida comum em vários outros países da América do Sul, no Uruguai é consumida de uma maneira muito particular: com pão, alface, tomate, queijo e maionese.

11. Puchero

O Puchero é um cozido de carnes e legumes, ideal os dias de inverno. É composto por carne acompanhado de batatas, legumes, batata-doce, milho e muitos outros vegetais. É extremamente fácil de reproduzi-la. Confira a receita:

Modo de preparo do Puchero

1- Ferver a água com sal, adicionar as carnes vermelhas e cozinhar por 20 minutos. Retire a espuma que se forma sobre o cozido;

2- Adicione alho-porró, cebola, aipo, galinha, linguiça, abóbora, cenoura, repolho e grão de bico e deixe ferver por 40 minutos. Depois acrescente a abobrinha e o milho;

3- Separadamente, cozinhe as batatas (de sal e doce) em água com sal e pouco antes de estarem prontas, aqueça a morcela;

Uma sugestão é servir as verduras e carnes separadas do caldo e acompanhadas por arroz. Pessoalmente, prefiro tudo junto e sem arroz, mas é uma preferência.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo