Comidas Típicas do Peru

Compartilhar é se importar!

As comidas típicas do Peru tornam o país um excelente destino para um ótimo roteiro gastronômico em uma viagem. Não é a toa que Lima é chamada por muitas pessoas como a capital culinária da América do Sul. Além disso, em 2016 o Peru recebeu o título de “Melhor destino culinário Mundial” do World Travel Awards pelo quinto ano consecutivo. Por isso, é impossível planejar uma viagem ao Peru sem pensar nas delícias que você provará.

Os principais pratos peruanos são extremamente variados em sabores e cores, o que reflete a herança cultural do país e a fusão da culinária tradicional com a dos imigrantes. Os ingredientes variam conforme a região, porque cada uma possui uma flora e fauna.

Parte da grande variedade das comidas típicas do Peru são resultados da união das tradições dos espanhóis e africanos que fizeram parte da colonização do país. Outra influência foi dos franceses que fugiram da Revolução Francesa no século 18.

Muitas das comidas típicas do Peru são feitas com batatas, arroz, sopas, milho e muita carne – da alpaca à carne de porco. É comum que em muitos restaurantes peruanos seja servida uma sopa (que geralmente contém milho, quinoa, legumes e algum tipo de carne), depois o prato principal e uma pequena sobremesa.

11 Comidas típicas do Peru

A culinária peruana é riquíssima em texturas, aromas e sabores. Por isso, talvez seja difícil conhecer todas as comidas típicas do Peru em uma viagem. Você pode estabelecer um critério e eleger os principais pratos que deseja pedir quando ir a um restaurante peruano. Uma dica é selecionar três pratos mais diferentes do que você está habituado a comer e outros três que mais pareçam agradar ao seu paladar. Dessa forma, você experimenta coisas novas, mas não mantém uma alimentação extremamente nova e evita ficar doente.

Provavelmente, será fácil encontrar as receitas mais diferentes. Afinal, brasileiros estão acostumados com pratos italianos, mexicanos e japoneses, por exemplo, mas comidas típicas do Peru não são tão fáceis de encontrar no Brasil. Por isso, mesmo que algo pareça ser muito estranho, vale a pena dar uma chance para conhecer novos alimentos e prestigiar a cultura peruana.

1. Olluquito con charqui

O olluquito com charqui é considerado um dos pratos mais antigos da culinária peruana. É composto por carne de lhama ou alpaca e olluco – um tipo de batata cultivada nos Andes e, como muitas comidas típicas do Peru. Os dois ingredientes principais pertencem aos pré-colombianos e juntos dão origem a um prato com muito sabor que faz parte da gastronomia peruana.

O olluco é uma espécie de batata que tem sido usado por mais de 4 mil anos. É uma planta nativa da região andina da América do Sul. Além de olluco, é chamado também como melloco e batata lisa.

Já o charque é uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria para o consumo por mais tempo. Pode ser chamada também de charque, carne-seca e carne de sol dependendo do modo em que é preparada.

2. Ceviche Peruano

Ceviche é uma das mais famosas comidas típicas do Peru, é um representante da gastronomia do país. É feito de peixe marinado com suco cítrico – geralmente de limão – acompanhado de muita cebola, pimenta e outros temperos peruanos.

3. Pollo a la brasa

Pollo a la brasa é um frango assado na brasa de carvão e marinado com temperos peruanos, o que gera um sabor muito particular do Peru. Geralmente é servido com batatas – como a maioria das comidas típicas do Peru. Além disso, é um dos pratos mais acessíveis, porque pode ser encontrado nos restaurantes mais requintados e nos mais simples.

4. Picante de Cuy

O Picante de Cuy é o tão conhecido porquinho da Índia, uma das carnes nativas do Peru, alimento dos incas e fonte de proteínas na dieta dos povos da serra. Quem gosta de animais provavelmente não gostará dessa receita, porque na antiguidade espremiam os pequenos animaizinhos entre duas pedras e assavam.

5. Aji de gallina

O aji de gallina hoje é feito com frango, pão, batatas, azeitonas e ovos. É um dos pratos mais originais que o Peru tem para oferecer. Existem histórias diferentes sobre as origens da cremosa aji de gallina. Os historiadores dizem que quando o Peru era uma colônia espanhola, um prato que veio da Europa feito com peito de frango e tempero árabe se tornou um protótipo de aji de gallina. Outra história afirma que os cidadãos pobres coletaram as galinhas que jogadas fora pelos ricos e levaram os restos mortais para suas casas, onde acrescentaram pimenta e pão para fazer uma refeição maior.

6. Rocoto Relleno

O Rocoto Relleno é um prato da região de Arequipa, mas é encontrado por todo o Peru. O prato nada mais do que  pimenta recheada com diversos ingredientes, principalmente carne, queijo e temperos. É assado no forno e servido com batatas assadas. Por mais que pareça um prato simples, contém um sabor especial devido aos temperos.

7. Choritos à la chalaca

Uma das melhores comidas típicas do Peru para saborear em um dia de verão. Com origem na cidade de Callao, o prato é composto por mexilhões cheios de cebolas, tomates e grãos de milho.

8. Chicha morada

O Peru possui grande variedade de milhos, como o milho roxo – base da chica morada, um refresco cheio de nutrientes. Além disso, pode ser preparado com canela, casca de abacaxi, cravo-da-índia, entre outros.

9. Anticuchos

É fácil encontrar os antichuchos nas ruas peruanas, porque são espetinhos peruanos, uma comida de rua muito comum vendida por ambulantes. É semelhante aos espetinhos de carne que há no Brasil, mas ao invés dos ingredientes brasileiros (farofa, vinagrete e carnes comuns no Brasil), o anticucho é servido com molho de pimenta e acompanhado de batatas.

10. Lomo Saltado

Receita composta por fatias de carne, legumes e batatas temperadas com um caldo a base de shoyu. A carne é flambada em uma frigideira. O prato surgiu da fusão da culinária peruana com a cultura chinesa, porque muitos imigrantes vieram da Asia. É acompanhado por arroz e também é facilmente encontrado nas ruas de Lima e na maioria dos restaurantes peruanos.

11. Arroz com Mariscos

É um arroz com mariscos, uma espécie de risoto de frutos de mar, mas com ingredientes e sabor do Peru. O arroz é preparado com mexilhões, camarões e vários outros frutos do mar. Além disso, contém pimenta e outros temperos locais que podem variar conforme a região do país.

O que achou das receitas que elegemos? Se você já provou algum ou pretende experimentar alguma, conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo