Comidas Típicas da Colômbia

A Colômbia é um país com muita variedade gastronômica, porque é fácil encontrar restaurantes de todos os lugares do mundo no país. Por isso, com certeza você não terá dificuldades em se alimentar quando estiver viajando por lá. Porém, ainda há uma série de comidas típicas da Colômbia que valem a pena ser experimentadas.

Há quem diga que a gastronomia da Colômbia seja semelhante à do Brasil. O motivo deve ser a influência de vários imigrantes, porque grande parte da culinária colombiana é influenciada pelos costumes de alimentação espanhola, africana e árabe. Além disso, muitos dos ingredientes favoritos dos brasileiros são encontrados na Colômbia, como o feijão e a mandioca. Porém, mesmo assim é possível se surpreender com os sabores colombianos.

9 Comidas típicas da Colômbia

Nos principais pratos da cozinha colombiana é muito comum encontrar ingredientes como milho, batata, repolho, pepino, alcachofra e arroz. Por isso, espere por uma grande diversidade de ingredientes nas receitas das comidas típicas da Colômbia.

1. Arepas

As arepas são uma das mais famosas comidas típicas da Colômbia. São basicamente um bolo de milho, normalmente servido no café da manhã ou da tarde. Possuem formato de panqueca e a massa é feita com farinha de milho pré-cozida ou pão de milho moído, podendo ser frita, assada, cozida no vapor, grelhada e até fervida. Podem ser recheadas com muitos ingredientes diferentes, como queijo, presunto, abacate, ovos mexidos e carne desfiada.

Ingredientes da arepa colombiana

Se você deseja se aventurar na cozinha ou matar as saudades deste prato, confira uma receita para reproduzir em casa:

  • 1 xícara de farinha de milho para polenta
  • 1 xícara de mussarela ralada
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 1 xícara de leite
  • 50 g de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de queijo e presunto para rechear

Modo de preparo

Numa tigela, misture a farinha de milho, o queijo e o sal.
Acrescente o leite e a manteiga derretida e misture.
Deixe descansar por 5 minutos.
Em seguida, molde a massa como se fosse fazer panquecas.
Posteriormente, unte uma frigideira antiaderente com manteiga e deixe em fogo médio.
Doure cada lado das arepas por 5 minutos.
Corte horizontalmente e recheie com queijo e presunto.
Coloque na frigideira novamente para derreter o recheio.
Por fim, basta colocar em outro recipiente e servir.

Na hora de rechear use a imaginação: vale peito de peru, linguiça, frango desfiado com molho, queijos diversos, requeijão, tomate e o que mais você gostar!

2. Leitão

Uma lechona é um leitão assado e recheado com ervas, ervilhas, arroz, cebola e especiarias. É cozido por várias horas e geralmente é servida com arepas ou batatas. Lechona é uma das comidas típicas da Colômbia mais populares em momentos festivos. É um prato que pode ser encontrado em toda a Colômbia e são muito comuns em feriados como Natal, Ano Novo e o Dia da Independência da Colômbia – que é 20 de julho.

3. Buñuelos

Os Buñuelos são um prato tradicional de Natal dos colombianos. São preparados com farinha e requeijão, enrolados e fritos até dourar. É possível encontrar muitos lugares que vendem buñuelos e são consumidos geralmente no café da manhã.

4. Natilla

Natilla é uma sobremesa de creme, tradicionalmente feita no Natal na Colômbia. Costuma ser servida ao lado de buñuelos, porque é uma excelente opção de acompanhamento.

5. Aborrajados ou Patacones

Aborrajados, também conhecidos como Patacones, são basicamente banana frita recheada com queijo. Sabe quando a banana está madura demais e você precisa buscar uma receita para utilizá-las e não deixar que estraguem? As aborrajas são uma das soluções! Se a casca da banana estiver mais escura, o sabor será mais doce e sua consistência mais suave – e este é o tipo ideal para preparar aborrajados.

Os aborrajados costumam ser preparados com duas porções de banana frita, recheio de queijo branco e goiabada. São servidos como sobremesa ou lanche acompanhado de outras iguarias típicas do país. É uma receita perfeita, porque são fáceis de preparar, deliciosos e crocantes.

5. Arroz com coco

Na Colômbia um prato típico do litoral é o “arroz con coco”. É preparado com leite natural de coco, geralmente servido dentro da cuia do próprio coco, acompanhado de outras comidas típicas da Colômbia.

6. Bandeja Paisa

Bandeja paisa é um prato tradicional colombiano da região de Antioquia, na Colômbia. É uma receita composta por um bife, chicharron crocante (chouriço de porco) e servido com arroz, feijão vermelho, ovo frito, banana, arepa e abacate fresco. É um prato com muitas variações nos ingredientes, então você pode encontrar diferentes receitas conforme a região. Por isso, está presente na maioria dos restaurantes da Colômbia que servem comida típica do país.

7. Sopa Ajiaco

É uma sopa de frango e batata, normalmente servida com espigas de milho, abacate picado e um pouco de creme. A sopa Ajiaco tem um gosto muito distinto e você pode encontrá-la em qualquer cidade da Colômbia.

8. Sopa Sancocho

Sopa feita com carne, banana, mandioca, coentro, milho e batata. Porém, a receita varia bastante conforme a região da Colômbia. Por exemplo, há lugares que trocam o frango por peixe, geralmente são as regiões próximas ao mar. A sopa Sancocho é tipicamente servida com arroz branco, mas fica a escolha.

9. sopa Mondongo

É um prato saudável e às vezes é o curso de sopa em uma refeição tradicional na Colômbia. A sopa Mondongo é servida na maioria dos restaurantes tradicionais colombianos. É feita a partir de tripa em cubos (tipicamente o estômago de uma vaca), que é cozida lentamente com caldo de galinha ou de vaca, coentro e muitos legumes – como ervilhas, cenouras e cebolas.

Está com viagem marcada para Colômbia? Não esqueça de nos contar, porque vamos amar saber das suas experiências.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo